Restrição de Líquidos


A partir de 31 de janeiro de 2014, inclusive, os LAG (líquidos, aerossóis e géis) duty free adquiridos em qualquer aeroporto ou a bordo de qualquer transportadora aérea podem ser transportados como bagagem de mão.
Os LAG (líquidos, aerossóis e géis) duty free e o respetivo recibo de compra têm de ser selados no ato da compra num saco inviolável, conforme imagem.
Não abra o saco inviolável até chegar ao seu destino final.
O elemento de segurança pode necessitar de abrir o saco inviolável para rastreio de segurança. Caso tenha um voo de ligação noutro aeroporto, informe o elemento de segurança para que os seus artigos de duty free possam ser resselados num novo saco inviolável.
PERMITIDO: LAG (líquidos, aerossóis e géis) contidos em recipientes individuais de capacidade não superior a 100 mililitros ou equivalente, acondicionados num saco de plástico transparente que possa ser aberto e fechado de novo, de capacidade não superior a 1 litro, em que o conteúdo caiba perfeitamente e que esteja completamente fechado.

Os LAG devem caber comodamente dentro do saco de plástico, para que este possa ser facilmente fechado e permita a visualização e identificação do seu conteúdo.


PERMITIDO: os LAG (líquidos, aerossóis e géis) que se destinarem a ser utilizados durante a viagem e que sejam necessários por razões médicas ou por uma exigência dietética especial, incluindo alimento para bebés. Aconselha-se que o passageiro se faça acompanhar de comprovativo de autenticidade.
No ponto de rastreio de segurança do aeroporto:

Apresente os seus LAG (líquidos, aerossóis e géis) separadamente da restante bagagem de mão.
Imagem de Saco Excecionalmente, os elementos de segurança podem abrir garrafas e recipientes para rastreio de segurança.
Imagem de Saco Excecionalmente e apenas por razões de segurança, os LAG (líquidos, aerossóis e géis) podem não ser permitidos.

NÃO PERMITIDO: todos os outros LAG (líquidos, aerossóis e géis) devem ser colocados na bagagem de porão.

A partir de 31 de janeiro de 2014, será permitido o transporte em bagagem de cabina dos LAG adquiridos nas lojas situadas após o controlo de segurança de qualquer aeroporto ou a bordo de aeronaves de qualquer transportadora aérea, desde que acondicionados dentro de um saco inviolável selado e com o recibo de compra no seu interior.
Anteriormente estes LAG apenas eram permitidos quando adquiridos num conjunto limitado de aeroportos ou a bordo de aeronaves de transportadoras aéreas comunitárias.

Perguntas Frequentes

O que é um LAG?
"LAG” é a abreviatura para " Líquidos, Aerossóis e Géis”. São considerados LAG todos os líquidos, aerossóis e géis, bem como todos os produtos de consistência semelhante, tais como: pastas, loções, espumas, cremes, compotas, queijos moles, misturas líquidos/sólidos.

As restrições aplicam-se a todos os LAG transportados pelos passageiros?
Não. Estas restrições são apenas aplicáveis aos LAG transportados pelos passageiros em bagagem de cabina.

O que é um saco inviolável?
Sacos invioláveis, também designados por "STEB” (Security Tamper Evident Bag) é um saco de plástico que obedece a determinadas características preconizadas pela Organização da Aviação Civil Internacional (OACI/ICAO). São utilizados e selados pelas lojas duty-free, pelas operadoras aéreas e pelos aeroportos, única e exclusivamente para acondicionar LAG adquiridos nas lojas situadas após o controlo de segurança no aeroporto ou a bordo das aeronaves.

O que se considera comida de bebé?
Considera-se comida de bebé todos os LAG normalmente destinados ao consumo de bebés, tais como, papas, boiões de fruta, iogurtes e biberões de leite.

O que são outras necessidades dietéticas especiais?
Consideram-se LAG necessários por necessidades dietéticas especiais, os LAG que se destinem a suprir necessidades médico-alimentares específicas do passageiro, tais como alergias e suplementos.

É necessário algum documento para transportar LAG destinados a suprir necessidades dietéticas especiais?
Aconselha-se os passageiros a fazerem-se acompanhar de documentos, por exemplo declaração médica ou qualquer outro documento idóneo, que atestem a necessidade dietética especial do passageiro para a duração da viagem.

O que se considera por "duração da viagem”?
Considera-se por "duração da viagem” o voo de ida, a estadia e o voo de regresso.

É necessário alguma autorização para transportar insulina, agulhas, seringas e canetas de injeção, na bagagem de mão?
Não é necessária qualquer declaração especial para o efeito. No entanto, aconselha-se o passageiro a fazer-se acompanhar de documentos, por exemplo declaração médica ou qualquer outro documento idóneo, que ateste a necessidade do LAG durante a viagem, a fim de facilitar e tornar o controlo de segurança mais célere.


Voltar