ANGOLA PARTICIPA DO IV SIMPÓSIO GLOBAL DE APOIO Á IMPLEMENTAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL DA AVIAÇÃO CIVIL(OACI)

Seg, 10 Fev 14h00
Secções: Internacional

Decorre de 10 a 12 de Fevereiro de 2025, em Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos, o IV Simpósio Mundial de Apoio à Implementação (GISS) da Organização Internacional da Aviação Civil (OACI), organizado em parceria com Autoridade Geral da Aviação Civil dos Emirados Árabes Unidos.



O GISS é um dos eventos mais importantes da OACI, cujo objectivo é de melhorar a segurança, a protecção e a sustentabilidade da aviação civil a nível global. As edições anteriores do simpósio tiveram lugar em Istambul (Turquia), Seul (Coreia do Sul) e Punta Cana (República Dominicana). Esta, quarta edição, foi inaugurada por Sua Exa. Abdulla Bin Touq Al Marri, Ministro da Economia e Presidente do Conselho de Administração da Autoridade Geral da Aviação Civil dos Emirados Árabes Unidos, e por Sua Excia. Salvatore Sciacchitano, Presidente do Conselho da OACI.

No discurso de abertura, Sua Excelência Abdulla Bin Touq Al Marri, afirmou:  que estes eventos contribuem para o lançamento de novos programas, iniciativas e recomendações que visam apoiar os esforços internacionais para desenvolvimento do sector da aviação civil, aumentando a competitividade, sustentabilidade e promover o investimento em inovações tecnológicas avançadas.

Por seu turno, Salvatore Sciacchitano, Presidente do Conselho da OACI, disse que este Simpósio em particular centrar-se-á em duas áreas críticas que estão a transformar o sector: a sustentabilidade e a inteligência artificial, garantindo simultaneamente a segurança e a protecção das operações de aviação, que engloba a viabilidade económica a longo prazo e a eficiência operacional.

Os 193 países participantes, prestigiam o lançamento da primeira edição do "Mercado Global da Aviação Sustentável ( GSAM) uma iniciativa pioneira dos Emirados Árabes Unidos, que tem por objectivo a aceleração dos esforços globais  para a produção de combustíveis alternativos e de baixo carbono para o sector da aviação civil internacional.

Angola participa do evento com uma delegação chefiada por Sua Excelência Ministro dos Transportes, Dr. Ricardo Viegas D’Abreu e integrando a PCA da ANAC, Amélia Domingues Kuvíngua e altos funcionários da ANAC, da ENNA, ARCCLA, SGA e do Ministério dos Transportes.



Voltar