ANGOLA BENEFICIOU DE UMA FORMAÇÃO DE SEGURANÇA (SECURITY) SOBRE AS MELHORES PRÁTICAS EM INSPECÇÃO DE EQUIPAMENTOS DE SEGURANÇA

Ter, 07 Nov 16h00
A República de Angola pela primeira vez, beneficiou de uma formação sobre as melhores práticas em inspecção de equipamentos de segurança, sob coordenação da Autoridade Nacional da Aviação Civil, em parceria com a Conferência Europeia da Aviação Civil (ECAC), por via do CASE-II Project, ministrada pelos Instrutores Luís Simões e Ricardo Fernandes especialistas de Segurança da ANAC de Portugal.



A referida formação ocorreu em formato presencial no período de 09 a 14 de Outubro do corrente ano em Luanda/Angola e contou com a participação de 20 especialistas de segurança (Security) com destaque à ANAC, SGA-SA, ATO, TAAG-SA e ENNA-EP. 
Procedeu a abertura da formação o Senhor Emanuel do Sacramento Vieira Candengue, Administrador para a Área da Segurança da ANAC. Na ocasião, apresentou os agradecimentos em nome do Estado, tendo como premissa a necessidade do sector neste âmbito, a pertinência da formação  no que diz respeito a elevação dos níveis de segurança do sistema da aviação civil angolano, a oportunidade dos participantes poderem ter um conhecimento mais abrangente do quadro regulamentar internacional sobre os equipamentos da aviação civil, sua diversidade, funções, âmbitos de aplicação, vantagens e desvantagens  para um contexto cada vez mais exigente no qual a inovação, a criatividade e a necessidade de mudança constituem um processo irreversível, bem como a componente prática da formação que permitirá que os especialistas estejam melhor preparados para os desafios que se avizinham. 

 A formação teve como objectivo melhorar as habilidades e competências dos especialistas AVSEC nacionais, sobre as melhores práticas na inspecção do uso de equipamentos de rastreio de segurança aeroportuário, bem como promover a compreensão funcional e operacional dos equipamentos de segurança.
 O plano da formação contou com duas sessões de treinamento, sendo a primeira em sala de aulas e a segunda com exercícios práticos no Aeroporto Internacional Dr. António Agostinho Neto, de forma a garantir a familiarização dos formandos com as tecnologias de rastreio de segurança instalados no referido aeroporto.


Voltar