ANGOLA ACOLHE WORKSHOP INTER-REGIONAL SAR ESAF-OACI 2024

Ter, 18 Jun 14h00
A Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC) em coordenação com a Organização da Aviação Civil Internacional (OACI) através do seu Escritório da Região Sul e Leste de África (ESAF), realizam o Workshop Inter-regional sobre os Serviços de Busca e Salvamento (SAR), na Academia BAI, em Luanda, de 17 a 21 de Junho de 2024, sob o lema harmonizar os recursos SAR para garantir o salvamento.



Este Workshop surge no sentido de dotar os Estados-Membros de ferramentas que os habilitam a responder aos chamados do sector de modo eficaz, e tem como pedra basilar o alto nível performático estabelecido pela OACI.
Na cerimónia de abertura do evento a Presidente do Conselho de Administração da ANAC, Amélia Domingues Kuvíngua, expressou as calorosas boas vindas aos participantes e realçou entusiasmo da República de Angola em acolher o Workshop, tendo enfatizado que a nível interno, o alcance da melhor prestação, passa por uma robusta coordenação e alinhamento de todos os serviços que são parte do Sistema Nacional Integrado de Busca e Salvamento (SNIBS). Por seu turno, a Sra. Keziah Ogutu em representação da Directora Regional da ESAF-OACI, destacou a necessidade de cooperação entre os Estados membros em matéria de busca e salvamento.

O Discurso de abertura do Workshop foi proferido por Sua Excia. Secretário de Estado para os Sectores da Aviação Civil, Marítima e Portuária, Dr. Rui Carreira, que frisou a importância da realização deste  Workshop no país, pelo facto da República de Angola ser um dos países membros da OACI que promulgou recentemente, através do Decreto Presidencial 96/23, de 6 de Abril, com intuito de promover a cooperação na área dos serviços de Busca e Salvamento, com o estabelecimento e a implementação do Sistema Nacional Integrado de Busca e Salvamento.
O programa do evento contempla a realização de um exercício prático denominado SAREX a ser conduzido por Angola, que servirá para a medição e verificação da capacidade organizativa, coordenação e recursos de todos os subsistemas chamados para a participação em missões de SAR
Participam do Workshop representantes dos Ministérios dos Transportes, da Saúde, Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Administração do Território, Defesa Nacional Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, Interior, Acção Social, Família e Promoção da Mulher, Agência Marítima Nacional, Marinha de Guerra de Angola, Força Aérea Nacional, Policia Nacional de Angola, Serviço Nacional de Protecção Civil e Bombeiros, Instituto Nacional de Emergências Médicas de Angola, Instituto Nacional de Investigação e Prevenção de Acidentes de Transportes, Empresa Nacional de Navegação Aérea, bem como, delegados de dezasseis (16) países africanos, com destaque para as Repúblicas da Africa do Sul, Botswana, Camarões, Gana, Maurícias, Mauritânia, Namíbia, República Democrática do Congo, São Tomé e Príncipe, Senegal, Serra Leoa, Tchad, Togo, Uganda,  Zâmbia e Zimbabué. 

Voltar