ANAC ORGANIZA O 1º FÓRUM SOBRE SEGURANÇA DA AVIAÇÃO CIVIL CONTRA ACTOS DE INTERFERÊNCIA ILÍCITA

Sex, 08 Dez 10h00
A Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC) da República de Angola acolheu, no dia 7 de Dezembro de 2023, Dia Internacional da Aviação Civil, o 1º Fórum sobre Segurança da Aviação Civil contra actos de interferência ilícita, sob o lema "Juntos pela Segurança: em terra, no ar e no ciberespaço’’, com o objectivo de estabelecer uma cooperação e trocas de experiências que sejam profícuas e auxiliem no compromisso de garantir operações seguras no sector da Aviação Civil.



A Presidente do Conselho de Administração da ANAC, Amélia Domingues Kuvíngua, transmitiu a mensagem de boas vindas aos participantes e aproveitou o ensejo para lançar o desafio, dentro da indútria, em prol da promoção da colaboração entre os intervenientes e a viabilização de um espaço de discussão e intercâmbio de conhecimentos sobre as últimas tendências e desafios, quanto à segurança  na aviação civil, bem como compartilhar boas práticas no âmbito da segurança contra actos de interferência ilícita,  reforçando o compromisso da ANAC no que toca a segurança.

 

O Discurso de abertura coube a Sua Excelência Secretário de Estado para o Sector da Aviação Civil, Marítimo e Portuário, Rui Carreira, que em representação do Ministro dos Transportes, felicitou a ANAC pela escolha do tema, referindo que os actos de interferência ilícita são complexos por serem praticados por pessoas. Enfatizou o episódio que marcou negativamente os anais da história, no quesito da segurança na aviação civil, o dia 11 de Setembro de 2001. Reconheceu ainda a necessidade de cooperação internacional no campo do ciberespaço para o desenvolvimento de estratégias para que este seja seguro.

 

Na ocasião, o Secretário de Estado referiu que, com a inauguração do Aeroporto Dr. António Agostinho Neto (AIAAN), o compromisso com a segurança operacional é ainda maior, exortando assim a cooperação e partilha neste fórum, para que seja um encontro profícuo para o sector.

 

Durante o 1º Fórum sobre Segurança da Aviação Civil contra Actos de Interferência Ilícita, foram abordadas as seguintes temáticas:

 

·       Desafios no Âmbito da Segurança Contra Actos de Interferência Ilícita;

 

ü  Principais desafios dos Estados para a implementação do processo de avaliação de risco;

 

ü  Potencial serviço de Último Ponto de Partida de Angola para os Estados Unidos (Certificação TSA);

 

ü  Os principais desafios da segurança cibernética para a aviação civil;

 

·       Certificação AVSEC e Controlo Aduaneiro

 

ü  Processo de certificação do pessoal AVSEC;

 

ü  Actuação da Administração Geral Tributária nos Aeroportos do País;

 

ü  Progressos nos objectivos de Windhoek, iniciativas de reforço das capacidades da AFCAC, com destaque para Angola e a iniciativa ‘’One Stop Security’’;

 

·       Asseguramento dos Aeroportos;

 

ü  Actuação da Polícia Nacioanl no Âmbito da Segurança Contra Actos de Interferência Ilícita;

 

ü  Interferência dos Drones no sistema de segurança da aviação civil.

 

 Na sua intervenção final, a PCA da ANAC, Amélia Domingues Kuvíngua, agradeceu a presença de todos os presentes e reiterou o grande compromisso que existe para garantir uma prestação segura de serviços, no sector da Aviação Civil.

 

AUTORIDADE NACIONAL DA AVIAÇÃO CIVIL, EM LUANDA, 7 DE DEZEMBRO DE 2023.