Sex, 06 Set 14h00
No âmbito da 14ª Conferência de Navegação Aérea (AN CONF 14), realizada pela Organização da Aviação Civil Internacional (OACI) que teve lugar em Montreal, Canada, no período de 26 de Agosto a 6 de Setembro de 2024, mais de 1200 delegados e 145 Estados-Membros abordaram matérias críticas que moldam o futuro da aviação civil internacional. Durante o encontro, os pontos altos destacados foram a celebração do Protocolo sobre o Programa para a nova geração de profissionais da aviação civil, entre a OACI e o Estado Angolano, bem como, um rol de encontros de cortesia e networking estratégico com representantes das Autoridades da Aviação Civil (CAA) presentes, com a Constituição da Comissão Africana da Aviação Civil (AFCAC), Representantes Permanentes dos Estados Africanos e da SADC na OACI, organizações como ATNS, CDI da OACI, entre outras. Na ocasião, os especialistas da delegação angolana contribuíram significativamente para o alinhamento de tópicos-chave e preparação de Working papers, apresentados por alguns países africanos em nome da AFCAC, tendo o Comité observado os desafios e reconhecido o acordo de colaboração bem sucedido realizado pelos estados membros da AFCAC, em relação à implementação de sistemas de aumento baseado em satélite em África. A agenda da Conferência da OACI debruçou-se sobre matérias como a actualização sobre o Plano de Negócios 2023-2025 e o Planeamento estratégico de longo prazo; bem como, o uso oportuno e seguro de novas tecnologias. A respeito da agenda, foram produzidas recomendações aos Estados como, considerar as áreas de foco prioritárias aplicáveis, priorizar o trabalho futuro dos programas da Organização; fornecer apoio e contribuições voluntárias para as actividades definidas como áreas de foco prioritário em parceria com organizações internacionais; implementar iniciativas de optimização do espaço aéreo cobertas pelas disposições da OACI; compartilhar informações antecipadas relacionadas com as interrupções previstas; incorporar as actualizações nas partes relevantes da edição 2026-2028 do Plano Global de Segurança da Aviação e a 8ª edição do Plano Global de Navegação Aérea. Alinhar uma abordagem adicional mais integrada e colaborativa para gestão de riscos a constarem da edição de 2029-2031 do GASP e da 9ª edição do GANP; bem como, desenvolver programas abrangentes de conscientização pública e engajamento em relação aos benefícios, vantagens de segurança e ambientais de tecnologias novas e emergentes, como aeronaves movidas à eletricidade. Angola participou deste encontro com uma delegação liderada pelo Administrador para a área de Segurança da ANAC, Emanuel Candengue coadjuvado pela PCA da ENNA, Bernarda Henrique, e altos funcionários do sector aéreo. A AN CONF 14 é uma grande oportunidade para Angola sedimentar as suas parcerias globais e reforçar o seu compromisso de moldar o futuro da aviação nacional. |