ANAC CELEBRA DIA INTERNACIONAL DA MULHER COM WORKSHOP ALUSIVO À EFEMÉRIDE

Ter, 12 Mar 11h00
A Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC) realizou no dia 7 de Março do corrente ano, um Workshop alusivo ao Dia Internacional da Mulher, na sala de Conferências do Hotel de Convenções de Talatona (HCTA), às 09:30 Horas.



Na ocasião, a PCA da ANAC proferiu a mensagem de boas vindas a todos os presentes e afirmou que ‘’os esforços coordenados à escala global são necessários para que a sociedade de modo geral e a indústria especificamente, implementem com sucesso os Programas de Igualdade de Género’’.

Ao longo do dia, uma plateia híbrida e envolvida, revisitou os marcos desta causa, bem como, os desafios ainda sentidos. Na altura foi reforçado o compromisso de caminhar em busca do equilíbrio preconizado, porque se reconhece que a diversidade de perspectivas e habilidades enriquecem qualquer ambiente.

Um dos pontos altos do evento foi o anunciar de um programa de bolsas no âmbito da Aviação Civil Executiva, para os países africanos e referindo a implementação das estratégias focadas no desenvolvimento de competências para a equidade do género mediante as oportunidades, avançada pela Chair Woman do Grupo Bestfly, Dra. Alcinda Pereira, convidando a adesão ao programa como uma iniciativa que se quer ainda mais alargada, no seio da indústria.

Aquando da sua intervenção, o Ministro dos Transportes, Dr. Ricardo Viegas D’Abreu enalteceu a ANAC pela realização deste encontro, por ser oportuno pela efeméride e pela suma relevância do tema, reforçando que a igualdade não se refere a números e sim a igualdade de circunstâncias.

Entre as ricas e variadas partilhas e intervenções por parte das painelistas e da plateia, a mensagem reforçada foi a de que a resiliência por parte das mulheres é necessária, pois enquanto ser humano com sonhos, precisa de romper barreiras a vários níveis, cultural, social, entre outros, em busca de alcançar as suas metas.

Para o encerramento, o Dr. Ricardo Viegas D’Abreu expressou palavras de agradecimento aos presentes e enalteceu a ANAC pela iniciativa,  reforçando que mais eventos desta natureza sejam organizados para debatermos em conjunto e avançarmos nesta temática que a todos é comum.

Participaram do evento, no primeiro bloco a Keynote Speaker, Dra. Anizibel da Silva; seguindo-se o Painel 1, moderado pelo Instrutor Calala Luís, com as painelistas NCMC do INIPAT, Dra. Neusa Filipe, a Capitã da FAN, Sra. Rita Tango, a Representante do MASFAMU, Dra. Suzana Simão; o Painel 2, moderado pelo PCA da TAAG, Dr. António dos Santos Domingos, com as painelistas Piloto da TAAG, Sra. Kathleen Duarte Cabral, a Representante Permanente de Angola na ICAO designado, Dra. Illasandra da Silva, a Directora Executiva do Grupo Bestfly, Dra. Alcinda Pereira; o Painel 3, moderado pelo Ministro dos Transportes, Dr. Ricardo Viegas D’Abreu, com as painelistas PCA da ANAC, Dra. Amélia Domingues Kuvíngua, a Administradora Executiva SGA, Dra. Nerica Pitta Grós e Administradora Executiva da ENNA, Dra. Bernarda Henrique.


Voltar