A ANAC PARTICIPA DA 3ª CONFERÊNCIA DA OACI SOBRE AVIAÇÃO E COMBUSTÍVEIS ALTERNATIVOS (CAAF/3)

Qui, 23 Nov 08h00
A República de Angola participa de 20 a 24 de Novembro do corrente ano, na 3ª Conferência sobre Aviação e Combustíveis Alternativos (CAAF/3), organizada pela Organização da Aviação Civil Internacional (OACI) , no Dubai, Emirados Árabes Unidos.



A Conferência tem como objectivo avaliar o desenvolvimento e a implantação do Combustível de Aviação Sustentável (SAF), Combustível de Aviação com Baixo Carbono (LCAF) e outras fontes de energia mais limpas para a aviação, como parte do processo de inventário da OACI, bem como, rever a Visão 2050 da OACI para o SAF, incluindo a LCAF e outras fontes de energia mais limpas para a aviação, a fim de definir um quadro global da OACI, alinhado com o lema ‘’No Country Left Behind’’ (NCLB), ou seja, ‘’Nenhum país fica para trás’’.

O CAAF/3 reúne funcionários de alto nível dos Estados Membros, como Ministros, Presidentes e Directores Gerais das Autoridades da Aviação Civil, Organizações Regionais e observadores.

O primeiro dia da Confêrencia teve como propósito acomodar as declarações ministeriais e de alto nível dos Estados, bem como, as considerações pertinentes referentes à agenda de trabalho. 


A declaração da República de Angola foi proferida pela Presidente do Conselho de Administração da ANAC, Drª Amélia Domingues Kuvíngua, na qual reiterou o compromisso de Angola, relativamente ao cumprimento das recomendações da OACI, sobre a implementação do SAF e CORSIA, que deverá permitir a expansão do mercado do Sector de Aviação Civil. Esta perspectiva, alinha-se à política do Executivo angolano, gizada com a reestruturação do seu quadro legal, conformando-o aos padrões recomendados, investindo em tecnologias mais modernas, para tornar as operações mais eficientes com a aquisição de novas aeronaves, inauguração de um novo aeroporto, com tecnologia de ponta, almejando certificação verde, viabilizando um campo importante de negócios para o mercado interno e externo.

A  Delegação da República de Angola foi chefiada pela pela Presidente do Conselho de Administração da ANAC, Dr.ª Amélia Domingues Kuvíngua e integrada pelo Presidente do Conselho de Administração da Agência Reguladora de Certificação de Carga e Logística de Angola (ARCCLA), Engº. Catarino Fontes Pereira, Presidente do Conselho de Administração da Empressa Nacional de Navegação Aérea 

(ENNA), Dr. Manuel Júnior Filipe, Presidente da Comissão Executiva da Sociedade Gestora de Aeroportos (SGA), Dr. Manuel Gomes, Administrador Executivo da SGA, Dr. Carlos Araújo, Directora do Gabinete de Apoio ao Conselho de Administração da ANAC, Drª Josefa Joaquim, Director do Gabinete do PCA da ENNA, Dr. Pedro Chilombo, Director do Gabinete de Estratégia Inovação e Planeamento da ARCCLA, Dr. Avelino da Silva Chimbulo, Ponto Focal para o CORSIA da ANAC, Drª Anizibel da Silva, Assistente Executiva da PCA da ANAC, Drª Luyana Webba Nhala e Assistente Executiva do PCE da SGA, Drª Nichole Malho. 


Voltar