Terminou a segunda edição da Conferência Inter-Regional sobre “Inovação e CiberSegurança” em Marrakech – Marrocos.

Seg, 12 Set 10h00
A Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC), enviou uma delegação encabeçada pelo Administrador para a área de Segurança, Emanuel Candengue que se fez acompanhar do Director da Direcção de Facilitação e Segurança Aérea, Henrique Cahanda, o Chefe de Departamento Departamento de Informação, Cartografia e Documentação Aeronáutica, Daniel Santos e o Chefe do Departamento de Tecnologias de Informação, Lutumba João.



O evento realizou-se no período de 5 a 7 de Setembro de 2022, no Hotel Grand Mogador Menara, e contou com a Presença Europeia da Aviação Civil (ECAC), como órgão de implementação do Case- Project II financiado pela União Europeia, em colaboração com a Organização de Aviação Civil Árabe (ACAO), a Comissão Africana da Aviação Civil (AFCAC) e a Administração de Segurança dos Transportes (TSA) dos Estados Unidos da América.

 Para o referido Seminário foram traçados os seguintes Objectivos:

      a) Revisar os riscos existentes e as medidas de mitigação em relação à segurança cibernética;

 b)    Revisar as práticas da indústria no gerenciamento dos riscos cibernéticos para suas operações e activos;

 c)     Discutir o impacto da inovação na segurança da aviação; e

 d)    Rever soluções inovadoras recentes no domínio da segurança da aviação.

 A principal finalidade do evento foi de promover a consciencialização sobre CiberSegurança ("cybersecurity”) para as Autoridades da Aviação Civil e consequentemente para as organizações e indivíduos interessados nos serviços prestados na aviação civil. Desta forma, objectivou-se permitir às organizações e indivíduos protegerem-se no uso do Ciberespaço da Aviação Civil.

A apresentação de diversos termos e conceitos utilizados no contexto de CiberSegurança ajudarão a permitir a consciencialização pretendida e também auxiliar os responsáveis AVSEC da aviação civil a promover e divulgar em suas organizações e junto dos seus colaboradores, a importância de zelar pela segurança dos seus activos de Tecnologia de Informação e da Comunicação (TIC). De igual forma, tem o intuito de apresentar aspectos de redes de computadores e dos sistemas, através de seus componentes básicos, o que permitirá propor e utilizar as melhores práticas para tratar com cada um deles no ponto de vista de CiberSegurança.

 

 


Voltar