Técnicos da ANAC partilham experiência sobre certificação de aeroportos na África do Sul

Qui, 26 Jan 22h00
Angola destacou-se no Workshop Certificação de Aeroportos organizado pela Interim SADC Aviation Safety Organisation (SASO) e pela South African Civil Aviation Authority (SACAA), sob coordenação técnica da Escritório Regional ESAF da ICAO no Quênia.



Luanda, aos 26 de Janeiro de 2023 – A Implementação Efectiva na área de aeroportos de 68%, nota superior à média regional de 49% e da média global de 62%, esteve na base do convite e participação de peritos angolanos no Workshop Certificação de Aeroporto, onde partilharam a experiência do país junto de peritos dos países da Região da SADC.
 
Convidada pela ESAF Escritório Regional ESAF da ICAO, os técnicos da Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC) ministraram duas apresentações sobre:
 
1) Jornada e experiência de Angola para Certificação do Aeroporto Internacional de Luanda e preparação para Auditoria ICAO USOAP;
 
2) Experiência de Angola na gestão de margens de segurança em aeroportos em construção durante as operações – O caso das grandes obras da área de Manobras do Aeroporto 4 de Fevereiro;
 
O Executivo de Infra-estrutura da Aviação da SACAA, Gawie Bestbier, disse que Angola foi o principal destaque do evento, tendo partilhado os seus casos de sucesso em relação a área de Aeródromos e Ajudas Terrestres(AGA), bem como, todo o trabalho realizado para a Certificação do Aeroporto Internacional de Luanda”.
 
Os 8 (oito) técnicos angolanos, 3 (três) da ANAC e 5 (cinco) da SGA, informaram, pormenorizadamente, às delegações das Autoridades de Aviação Civil e dos Operadores de Aeródromo da África do Sul, Botsuana, Eswatini, Lesoto, Malawi, Ilhas Maurícias, Moçambique, Namíbia, Seycheles, Uganda, Tanzânia e Zimbábue, sobre todo o processo que envolveu a Certificação do Aeroporto Internacional de Luanda e das obras realizadas no Aeroporto 4 de Fevereiro.
 
Sobre a SASO
 
A Organização de Segurança Operacional da Aviação da SADC (SASO) é uma organização subsidiária dentro da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC). É estabelecida pelos Estados Membros da SADC através de uma Carta (acordo) e organizada sob o Princípio da Subsidiariedade. O seu propósito é promover o uso seguro e eficiente e o desenvolvimento da aviação civil na região da SADC.

Autoridade Nacional da Aviação Civil


Voltar