O Conselho de Transição dá lugar ao Conselho de Administração da ANAC

Sex, 20 Mai 11h00
No dia 20 de Maio de 2022 a ANAC teve um momento singular de passagem de testemunho. Findou o ciclo de transição do INAVIC/ANAC. Com o empossamento do Conselho de Administração, pela Assembleia Nacional, aos 18 de Maio, a ANAC ganha corpo e inicia as suas funções enquanto Autoridade Administrativa independente, tal como estabelece a Lei n.º 28/21, de 25 de Outubro.



Numa singela cerimónia o então Coordenador do Conselho de Transição, Dr. Gaspar Santos, falou ao colectivo de colaboradores da ANAC expressando o seu agradecimento por todo o empenho dedicado durante a sua missão para que a ANAC fosse uma realidade. E, na sequência endereçou ao Conselho de Administração votos de êxito na nobre missão que lhes foi confiada passando-lhes o testemunho com a entrega dos Passes de identificação como membros da ANAC.

Nesta cerimónia em nome do Conselho de Administração a Presidente, Dra. Amélia Domingues Kuvíngua  endereçou  algumas palavras aos presentes referindo que "todo o presente tem um passado. E, esta equipa que aqui se apresenta é resultado de alicerces e fundações postas num período anterior. Nesta obra tivemos a liderança do Dr. Gaspar Francisco dos Santos. Um líder ao seu jeito, uma pessoa especial, de carácter peculiar, de paz, conciliador e dedicado, que nos orientou até aqui.

Na sequência, apelou aos colaboradores ao desprendimento de vícios organizacionais que limitam o crescimento face a nova realidade da organização enquanto entidade administrativa independente. E, reforçou dizendo: "É um exercício para todos nós”. Um segundo apelo foi no sentido de se trabalhar com espírito de equipa, para que todos juntos superarem qualquer obstáculo e alcancem o  sucesso.

A PCA da ANAC considerou premente o desafio de resgate da credibilidade do sistema da aviação civil, a nível nacional e internacional e para tal é relevante ter inspectores e auditores capacitados, com as qualificações sempre actualizadas, que permitam desempenhar no rigor o papel de regulador de todo o sistema e alcançar a credibilidade do mesmo.

Ressaltou, entretanto que a ANAC por si só é apenas um dentre os vários componentes do Sistema da Aviação Civil cuja missão é a de orientar a Indústria às melhores práticas e supervisionar o correcto andamento das actividades dentro do sector da aviação civil. Mas, que se juntos abraçarem este desafio, com foco, coordenação e alinhamento nos próximos anos a Indústria da aviação civil deverá demonstrar claro crescimento, o que só será possível com a colaboração de todos os quadros da ANAC e dos diferentes stakeholders da indústria nacional.



Voltar