Empossados membros do Conselho de Administração da ANAC

Qua, 18 Mai 10h00
Luanda, aos 18 de Maio de 2022 – Os membros do Conselho de Administração da Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC) tomaram hoje posse na Assembleia Nacional, no decorrer da 5ª Sessão Plenária, depois de nomeados por Decreto Presidencial e de terem sido indicados para os seus cargos no âmbito da realização de um processo público de selecção de quadros.



Amélia Kuvingua, Presidente; Neusa Lopes, Administradora Executiva para a área da regulação; Rebeca Manuel, Administradora Executiva para a área das finanças; Manuel Gonçalves, Administrador Executivo para a área das operações; e Emanuel Vieira, Administrador Executivo para a área de segurança, constituem a equipa hoje empossada pelo Presidente da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade Dias dos Santos, na presença, entre outros do Ministro dos Transportes, Ricardo Viegas D’Abreu.

 Recorde-se que o Conselho de Administração da ANAC foi nomeado pelo Decreto Presidencial n.º 104/22, de 6 de Maio, no âmbito da realização de um processo público de selecção de quadros conduzido por uma entidade internacional independente de consultoria técnica especializada na matéria. Este modelo de selecção decorre da entrada em vigor da Lei da Autoridade Nacional da Aviação Civil, no contexto da transição do Instituto Nacional de Aviação Civil (INAVIC) para a Autoridade Nacional de Aviação Civil (ANAC), em alinhamento com as práticas da Organização da Aviação Civil Internacional (ICAO).

 O processo público de selecção de quadros que conduziu a esta nomeação – procedimento inovador no nosso País – é constituído por quatro etapas distintas: definição dos perfis de competências; avaliação primária do total de candidatos;

 Avaliação do perfil comportamental dos candidatos seleccionados; e definição da composição preliminar do Conselho de Administração da ANAC.

 Ricardo Viegas D’Abreu, Ministro da tutela, mostrou-se satisfeito com este acto em particular por "reforçar a transparência do sistema e promover a cada vez maior profissionalização dos quadros nacionais. Assentes em princípios como este e em padrões de elevado desempenho poderemos almejar a concretização dos desafios que temos pela frente, quer em termos de segurança, de modernidade e de eficiência. Reforço que processos de selecção como este são fundamentais para sermos cada vez melhores no que fazemos”.

 O Presidente da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade Dias dos Santos, enfatizou igualmente a transparência do processo e fez votos para que modelos como este sejam cada vez mais implementados em Angola, em todos os sectores de actividade.



Voltar