Dr. Gaspar dos Santos Homenageado

Ter, 31 Mai 19h00
Realizou-se aos 31 de Maio, no Auditório Sílvio Vinhas da Academia do Porto de Luanda, pelas 9:30horas, uma cerimónia de homenagem ao Dr. Gaspar Francisco dos Santos pela sua dedicação e contributo ao desenvolvimento da Aviação Civil durante todo o seu percurso profissional.



A cerimónia presidida por S. Excia Dr. Ricardo d’Abreu, Ministro dos Transportes, contou com a presença de de S. Excias Senhores Secretários de Estado para os Sectores Terrestres e da Aviação Civil, Marítimo e Portuário, dos Membros do Conselho de Administração da ANAC, PCA’s e PCE das empresas dos subsectores da Aviação Civil (SGA, ENNA, TAAG), da Administração Marítima Nacional (AMN),  Administração da Agência nacional do Transporte terrestre (ANTT), Directores do INIPAT e do Ministério, e colaboradores da ANAC em representação do demais colectivo de trabalhadores.

O evento teve o seu início com o discurso de boas-vindas proferido pela Senhora PCA da ANAC, que fez menção que o último dia do mês dedicado ao Trabalhador foi escolhido para homenagear os mais de 35 anos de serviço do Dr. Gaspar Francisco dos Santos,  e realçou a personalidade e carácter do homenageado pela abnegação, entrega e sentido de dever, destacando a "cedência” de momentos familiares em prol do serviço da Aviação Civil.

O Ministro dos Transportes teceu algumas palavras, relembrando e frisando os desafios que se impuseram à data da sua nomeação para o sector dos Transportes, cujo mandato completará 4 anos no dia 28 de Junho, e que na altura fez o convite ao Dr. Gaspar dos Santos, então Director do Gabinete de Inspecção do Ministério dos Transportes, para condução das reformas que se impunham no então Instituto Nacional da Aviação Civil, nomeando-o para Director Geral do INAVIC, reforçando o espírito de entrega, dedicação, comprometimento e "cedência” do seio familiar, bem como os êxitos alcançados com a criação da ANAC e nomeação do Conselho de Administração.

Foi ainda feita uma apresentação fotográfica com alguns momentos do percurso do homenageado e lida uma nota biográfica do mesmo, que culminou com a outorga do Certificado de Mérito e uma escultura.







Voltar