Angola participa na Reunião dos Directores Gerais da Aviação Civil

Sáb, 15 Abr 07h16
A segurança é um factor vital para a continuidade e bom funcionamento da aviação civil, devendo ser encarada como prioridade permanente dos Estados ao invés de "prioridade negociável", concluíram os participantes da Reunião dos Directores-Gerais Sobre o Programa de Resiliência na Aviação, que decorreu sob o lema “Programa de resiliência na aviação".



No evento que teve lugar de 12 a 13 deste mês e ano, em Johannesburg, África do Sul, dirigido para os directores-gerais das Autoridades da Aviação Civil (CAA) do continente africano, o País fez-se representar pela administradora da Autoridade Nacional de Aviação Civil (ANAC), Rebeca Manuel.

Os participes passaram em revista as vulnerabilidades do sector da aviação civil, basearam-se nos impactos das acções unilaterais; cooperação multilateral; independência de todas as áreas funcionais e a inflexibilidade da prestação de serviços aeronáuticos.

Conclui-se que a aviação civil é um ponto estratégico para o desenvolvimento dos Estados não devendo ser visto de forma simplista como meios de transportes que ligam um ponto com outro. Em sentido contrário, defendeu-se uma abordagem segundo a qual, a sua área de acção vai desde os serviços aeronáuticos aos drones.

Destacou-se, igualmente, a importância da colaboração da medicina no sector, tendo perspectiva a prevenção de pandemias e a monitoria do estado mental de todos intervenientes do sector.

O evento foi co-organizado pela Autoridade da Aviação Civil de Singapura e a ICAO visando proporcionar debates em torno da situação vivenciada aquando da pandemia da Covid-19 e realçar a importância da resiliência do sector.

Autoridade Nacional da Aviação em Luanda, aos 14 de Abril de 2023

Voltar