ANAC REALIZA A PRIMEIRA INSPECÇÃO TÉCNICA DO PROCESSO DE CERTIFICAÇÃO PROVISÓRIA DO AEROPORTO DR. ANTÓNIO AGOSTINHO NETO

Sex, 28 Abr 06h58
Luanda, 27 de Abril de 2023 – A Autoridade Nacional de Aviação Civil – ANAC realizou entre os dias 25 a 27 de Abril de 2023 a 1ª Inspecção Técnica do Processo de Certificação Provisória de Aeródromo do Aeroporto Internacional Dr. António Agostinho Neto – AIAAN.



A Inspecção Técnica faz parte da 1ª Fase do Processo de Certificação Provisória de Aeródromo e teve como objetivo avaliar a Infraestrutura do Aeroporto que está em processo de finalização e os Equipamentos instalados ou em processo de instalação no AIAAN visando verificar o atendimento aos requisitos normativos da ANAC de forma a permitir uma operação adequada e segura do Aeroporto Internacional Dr. António Agostinho Neto após a sua abertura ao tráfego.
 
A Equipa de Inspeccão da ANAC contou com a presença 15 técnicos das áreas AGA (Aeródromos e Ajudas em Terra), ANS (Navegação Aérea) e AVSEC/FAL (Segurança Contra Actos de Interferência Ilícita e Facilitação). Na inspecção foram objectos de análise a Infa-Estrutura das duas Pistas do AIAAN: Pista 06R/24L (Pista Sul) e Pista 06L/24R (Pista Norte), os Caminhos de Circulação, o Terminal de Passageiros, as Instalações de Navegação Aérea incluindo a Torre de Controlo do Aeródromo, Controlo de Aproximação e Controlo de Área, além das Rádio-Ajudas e Equipamentos Meteorológicos.
 
O Processo de Certificação Provisória de Aeródromos é o processo estabelecido no Normativo Técnico Aeronáutico 22C, parágrafo 22C.127, para a abertura o tráfego de um novo Aeroporto Internacional. Este é detalhado no Instrutivo 22C.105.001.B e é constituído por 05 Fases:
 
Fase 1 – Manifestação de Interesse e Inspecções Técnicas;
Fase 2 – Solicitação Formal e análise dos processos e procedimentos incluindo o Manual de Operação de Aeródromo (MOA);
Fase 3 – Verificação em Campo (Inspecção de Certificação Provisória);
Fase 4 – Concessão ou Recusa do Certificado de Aeródromo;
Fase 5 – Publicação das informações do Certificado de Aeródromo no AIP.
 
A Certificação de Aeródromos é o processo estabelecido pela Organização de Aviação Civil Internacional como sendo obrigatório para um Aeroporto ser considerado como Internacional, de forma a garantir os mais elevados índices de segurança operacional, bem como segurança contra actos de interferência ilícita e facilitação.

Autoridade Nacional da Aviação Civil em Luanda, aos 27 de Abril de 2023

Voltar